quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A distinta Sra.e sua teia de valores

Hoje vou citar a rotina dos buzões,mas que sorte sem cair na rotina jamais.
No retorno de minha travessia de uma zona a outra da cidade e ja bem contente por voltar para casa,deparo-me com certa senhora,que ao adentrar o onibus,seria e com ares de madame inicia uma breve conversa com o cobrador ao receber seu troco...
Dizia ela que o brasileiro não ~deixa de valorizar seu suado dinheiro como os mesmos não valorizam seu trabalho,valor socio-cultural e econimia interna quanto deixam de receber aqueles favorecidos 5 centavos que não lhe tem para devolver como troco,ainda segundo a distinta Sra.,deixamos de crescer como pais quando deixamos passar tal ocorrencia já que em paises de primeiro mundo isso seria um ato estapafurdio,já que ela com experiencia no assunto e conhecedora mais precisamente dos norte-americanos,informa que eles ao contrário de nós não deixam a dever nenhum dolar sequer.
A distinta Sra. manteve-se no assunto por todo o trajeto,não dexando de fora os passageiros que lhe dirigissem atenção;expondo idéias,valores e teorias que mudariam o nosso país.
Fiquei feliz pois enfim uma distinta Sra. fugiu do assunto tempo e suas mudanças climáticas e nos propoz a refletir sobre algo correto.Mas a questão de hoje me referir a distinta Sra. não foi a sua ideologia diferenciada mas sim a questão de que esses troco realmente saí de nosso trabalho,que sim devemos exigi-lo como direito de nós consumidores mas entra aí tambem pra mim um a questão ética e pela qual não quero me entregar:o tal do CAPITALISMO.
Reparem que quando a distinta Sra. cita informções de vivencia e de progresso ela sempre se refere aos americanos,e eu não descarto a idéia de que o Brasil vive sobre o capitalismo,não há como fugir,mas existem questões muito além de um valor a receber,questões de responsabilidade social[não só dos governantes]e principalmente de solidariedade.
Não digo que esquecer aquele troco ajudara a diminuir indices de miséria mas aquela moeda e sua boa vontade podem sim ajudar alguem.Já que não podemos esperara muito do nosso governo capitalista.
Só para encerrar a distinta Sra. tecelou sua breve candidatura por todo o trajeto...eu desci do onibus em parte do mesmo mas o fato é que suas breves palavras me fizeram pensar o dia todo em como podemos fazer algo por nos mesmo e assim melhorar nosso redor.
Assim vou tecendo minha breve candidatura...

3 comentários:

Unknown disse...

Irmã adorei o texto realamente muito bom, adorei a deocração do teu blog tbm, quem sabe não vou preenche-ló com ideais novas e originais. Continue assim maravinhosa, guerreira, linda e acima de tudo tendo uma opinião diferente de todos vc pra mim é unica..te amooo irmã..me despeço Michele

Unknown disse...

Irmã adorei o texto realamente muito bom, adorei a decoração do teu blog tbm, quem sabe não vou preenche-ló com ideais novas e originais. Continue assim maravinhosa, guerreira, linda e acima de tudo tendo uma opinião diferente de todos vc pra mim é unica..te amooo irmã..me despeço Michele

17 de Dezembro de 2008 10:55

Lila disse...

Valeria, amiga..
é dificil comentar-te algo, que não possa virar um sub-texto. Sabes bem que escreve bem.. e a questão não é só escrevr bem, mas sim.. a identificação com teus pensamentos, com tuas idéias.. que estão expostas as vezes de uma maneira implícitas, outras explícidas. É facil qualquer um falar da vida alheia.. falar mal do trabalho, falar do futebol, do transito, da poluição..só que como vc mesma citou, as pessoas tende-se a ser cutuadas pela preguiça, elas não querem mostrar desprezo, por um ou cinco centavos, deixemos no caixa mesmo, é de 'caixinha', é mais prático..
Sabemos que você assim, como eu.. não gostamos das coisas 'praticas' da vida.. a rotina realmente nos-cansa, me cansa! [É incrivel, vc cita isso em todos os teus textos..vejo que aprendeu a lidar com a mudança muito bem, pois era algo que vc era 'cautelosa'.. isso é bom, isso é ótimo!]
O texto da Sra Distinta é bom.. mto bom.. mas o texto/poema 'Solene Viola' é lindo, era o que eu precisava de ler...
Amiga vc é maravilhosa, e não preciso dizer mto, nem detalhar mto..
Continue assim! Precisamos de 'candidatos' como você..
Te amo !!Beijos!!!